quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Corujamania - o significado da coruja nas religiões, na Bíblia, tatoo, no Brasil e no mundo


As corujas tornaram-se POP, caindo no gosto popular e, como não poderia deixar de acontecer, sua imagem passou a ser utilizada das mais diversas formas como produto de consumo: de canecas e camisetas à roupas sofisticadas e joias. 

Nossos ancestrais se depararam com características ímpares ao analisar as corujas, tirando suas conclusões e atribuindo significados que até hoje ecoam no inconsciente coletivo. 

Só o fato dessas aves possuírem hábitos noturnos, semblante misterioso e emitir sons as vezes perturbadores, foram aspectos determinantes para o imaginário humano criar em torno da coruja uma áurea tão misteriosa quanto ameaçadora.

A imagem pode conter: 1 pessoa, pássaro e céu
Desvendando a sabedoria vinda das
                                 características da Coruja
 A coruja é uma ave noturna, que enquanto todos dormem, ela fica bem acordada, atenta aos mistérios da noite.
Podemos tomar seu exemplo como lição para nos lembrar da importância de estarmos despertos e decifrarmos o que se oculta em nossa escuridão ou nos mistérios da Vida.
Por todas as qualidades e habilidades da coruja, sua imagem é associada ao que é oculto e à alta percepção, pois, ela ao vagar pela noite, se guia pela claridade da Lua, iluminada pelo Sol e por cada movimento, que não deixa escapar à sua atenta observação.
A coruja nos ensina a ver todos os lados de uma situação, pois ela é capaz de girar com sua cabeça e ver tudo que está ao seu redor.
Se seguirmos a conduta da sábia coruja, compreenderemos a importância de ter foco, saber ouvir e enxergar com muita atenção e observação, pois, isso é o poder que a Coruja expressa, ela não é de atacar, sua força está em observar e agir!
Esta ave fascinante nos por fim a lição de humildade, pois, ela não voa alto, mas voa longe.

Muito se fala sobre as corujas, algumas visões são cheias de preconceito inclusive. Mas o grande problema não são as lendas ou os mitos, mas sim como os seres-humanos vem perdendo seus referenciais simbólicos, especialmente, pelo medo e preconceito. 
Para saber mais sobre o significado da simbologia da coruja, vamos abordar neste artigo a maioria dos aspectos:

MODA
As corujas invadiram as estampas roupas e o design de acessórios, sempre de forma criativa e divertida.  Todas as grandes marcas estão usando e abusando da imagem dessa estilosa ave. Para quem gosta de acessórios também é fácil encontrar, anel, cinto, bolsa, uma mais fofa que a outra. 
Resultado de imagem para corujamania
É também um dos desenhos mais solicitados para tattoo tanto feminina quanto masculina.
   Resultado de imagem para coruja tattoo  Imagem relacionada
Carolina Burgo diz que "as vezes uma tendência começa e a gente nem sabe de onde veio nem o porquê. O que me faz lembrar do filme O Diabo Veste Prada,que explica como funciona a "ditadura" da moda e nos mostra uma interessante conclusão: mesmo que você não ligue pra moda, ou vista apenas o que você diz que gosta, ou só vista coisas confortáveis mesmo que cafonas, alguém, por trás dessa indústria inteira, por trás da sua roupa barata comprada em tabuleiro de rua ou na feira de sulanca, decidiu que você vestiria aquilo. Cores, estampas, tendências, todas chegam até nós de uma forma ou de outra, sem que a nossa escolha seja obrigatoriamente consciente."
Bolsa Coruja

Universo Harry Potter:
Harry ganhou uma coruja do amigo Hagrid, antes de entrar em Hogwarts, enquanto compravam seus materiais escolares básicos e sua varinha mágica, no Beco Diagonal, ainda no primeiro livro da série.
Resultado de imagem para harry potter e la pietra filosofale
Edwiges se torna uma presença constante na vida do jovem bruxo, exercendo também a principal função das corujas no ambiente da magia: correios dos bruxos.
Assim como Harry possui Edwiges, outros bruxos as têm. A coruja da Família Weasley chama-se Errol, e é bastante atrapalhada. Toda criança tem seu bichinho na saga, podendo ser também sapos, ratos.

Imagem relacionada
Em Harry Potter e as Relíquias da MorteEdwiges é morta por um dos Comensais da Morte durante a fuga de Harry de sua casa para A Toca

Segundo J. K. Rowling, a morte de Edwiges representa a perda da inocência e segurança, o fim da infância de Harry. 

A autora também declarou que encontrou o nome para Edwiges num livro sobre santos medievaisSanta Edwiges seria a padroeira dos órfãos e crianças abandonadas, o caso de Harry. 

Arte
As corujas são sempre temas de diversas manifestações artísticas. Principalmente na pintura e no artesanato geral com diversos tipos de materiais. 
  Imagem relacionada   Imagem relacionada
Abaixo temos uma pintura do artista visual Nelson Falcão que pesquisa o tema coruja e se identifica com a simbologia do mesmo utilizando em suas obras.
Não suba é só um sonho
Não suba! é só um sonho. Óleo/Tela (1,20 x 2.10 m), 2014.

Formado em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e com especialização em História da Arte, Nelson Falcão nos conta"a última obra que utilizei – simbolicamente – essa ave chama-se “Não Suba é só um Sonho” e como o próprio título sugere, trata-se de uma decisão do espectador da obra, que envolve o enfrentamento consigo mesmo, afinal quem precisa de sonhos. 

A verdade é que essa obra, garanto, surpreenderia qualquer ficção, pois vai muito além de formas, cores e símbolos. Durante sua criação, o limiar entre o Mito e a “realidade” foi transposto e, posso garantir, conheci o verdadeiro poder do Mito." Frisa o artista. 

Cientificamente falando:
A coruja é uma ave predadora pertencente à ordem Strigiformes e que possui, na grande maioria das espécies, hábitos noturnos.
Imagem relacionada
A plumagem é especial, a fim de garantir um voo totalmente silencioso; os olhos são grandes e não se movem, mas a cabeça gira até 360° para compensar esse fato; a audição é extremamente apurada associada a uma espécie de antena na face, que possibilita detectar a origem de qualquer movimento, garantindo a localização da presa, mesmo na completa escuridão.
Com tantas peculiaridades, não é de se estranhar que tenha surgido as mais diversas lendas em torno desse animal que, além de tudo, possui um canto tão melancólico.Resultado de imagem para coruja
Conheça agora algumas das mais simbologias da coruja, nas mais diversas partes do mundo e culturas.

Simbologia da Coruja na Mitologia Grega

A coruja, símbolo da Filosofia,  é a coruja de Athena, a deusa da sabedoria entre os gregos.   Ela possuía uma coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis aos olhos. Essa coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio. Em função disso a coruja ficou associada à deusa da sabedoria e tornou-se o animal símbolo da Filosofia porque esta, como sabemos, é a busca contínua pela sabedoria.  
Imagem relacionada 
Os gregos também consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber. 

Simbologia da Coruja na Mitologia Celta

Na cultura celta, a coruja está associada a Blodeuwedd, uma divindade mitológica galesa.
De acordo com a mitologia, Blodeuwedd foi criada a partir de brotos de carvalho para ser esposa do jovem deus Lleu. No entanto ela acaba se apaixonando pelo deus da caça da floresta e, juntamente com ele, planeja matar Lleu. Quando chega o momento de colocar o plano em prática, Llew se transforma em uma águia e desaparece. Mas um feiticeiro, Gwydion, consegue localiza-lo e, além de transformá-lo novamente em forma humana, vai atrás da Blodeuwedd para puni-la, transformando-a em coruja.
Neste caso, a coruja é relacionada à iniciação e ao ciclo de vida e morte. Essa divindade, patrona das corujas, é responsável pela noite e os mistérios da lua.

Simbologia da Coruja na Bíblia Sagrada


Em Salmos, a coruja aparece com significados muito interessantes: angústia e sofrimento (confesso que nunca ouvi, ou li em nenhum lugar a coruja associada à SENTIMENTO), e lá no texto entendemos os motivos dessa associação. Vejamos:

"Como a relva ressequida está o meu coração; esqueço até de comer! De tanto gemer estou reduzido a pele e osso. Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas."
(Salmo 102, 4-6; Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional)

Em  momento de solidão e tristeza, doente e reflexivo, Davi no Salmo 102 se compara a coruja das ruínas. Uma canção triste, extraída de lábios desanimados e corpo sofrido, mas de um espírito que procurava não ser vencido pela situação. Mais uma vez por ser ser um animal noturno, que costuma ficar sozinho, fazer barulhos lamuriosos e não vive em bando, entendemos que Davi utilizou a coruja das ruínas para explicar seus sentimentos de solidão e angústia. 

Resultado de imagem para coruja das ruinasNas ruínas, na solidão, podemos sentir a dimensão de quem somos e do quanto são voláteis os relacionamentos sociais e o status quo de cada um. Em um momento, tudo pode desmoronar. Mas a canção de lamento, vira demonstração de fé. Mais adiante ele diz : “Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.” ( Sl 102:17). 

Outra coisa interessante é que muitas corujas são capturadas em igrejas. Não se tem certeza se o que buscam é o azeite ou os insetos, mas esse é o maior atrativo para elas. Apesar de terem vida noturna, as corujas também são atraídas pela luz, de lugares solitários. É curioso esse fato e podemos aprender com as corujas: buscar luz e azeite constantemente, símbolos do Espírito Santo (Êx 30:25) em nossas vidas.

Apesar de todas as demais associações que estamos conhecendo aqui, é preciso destacar que a coruja em si é só uma ave que foi criada por Deus como vemos em gênesis 1,20-21 e logo é algo bom porque o próprio Deus declarou isso no relato.

Simbologia da Coruja no Ocultismo e na Alquimia e esoterismo

Resultado de imagem para coruja voo noite

Os ocultistas da Antiguidade e Alquimistas Medievais associavam a Coruja como símbolo das ciências ocultas e práticas de magia.

Nelson Falcão conta que "a coruja se tornou a guardiã dos segredos da noite. Enquanto os homens dormem, ela fica acordada e atenta com seus grandes olhos, banhada pelos raios da Lua. Se observarmos essas qualidades de forma metafórica – simbólica – passamos a entender também o porquê dessa ave ser vinculada a Magia e ao Ocultismo, afinal estamos falando do símbolo da Sabedoria que habita na Noite, na sombra, no desconhecido ou no próprio inconsciente humano. 

É por isso que a coruja pode representar tanto a Vida (Luz do conhecimento) quanto a Morte (Trevas da ignorância), assim como a Transição (mudança, busca pelo equilíbrio)."
A coruja, desde a antiguidade, é utilizada como arquétipo e simbolo esotérico em várias Ordens Esotéricas: Maçonaria, Cabala, Gnosticismo, entre outras. 

Simbologia da Coruja no Candomblé

Iyami-Ajé é a personificação sagrada da figura materna e a guardiã do segredo da criação. Em sua forma animal, ela é representada pela coruja rasgadeira, vagando durante o escuro da noite e pousando em suas árvores favoritas, principalmente a jaqueira.
Imagem relacionada      Resultado de imagem para Iyami Eleyé Durante os rituais a Iyami, a pena da coruja é utilizada para obter proteção contra os perversos espíritos da noite, ameaças e inveja. A coruja também é a responsável em levar os feitiços até seus destinos.
Yeye Okê - esta é uma das mais raras qualidades de Osun, se trata de uma divindade Okiti-Efan ( Okiti-Efan também pronúncia Ekiti-Efon e significa "Magníficos montes de Efon. É localizado no estado de Osun na Nigéria.)

Imagem relacionadaYeye Oke é uma Odé, usa Ofá e sua caça é somente noturna.

Dizem que foi Oxóssi que a ensinou a caçar, mas isso não é verdade. Quando Yeye Oke conheceu Oxóssi, Karê e Erinle ela já era caçadora.

Então quem ensinou Yeye Okê a caçar? 


ELA APRENDEU COM AS CORUJAS!

Yeyê Okê é ligada as Iyami Eleyé, as feiticeiras que tem pássaros encantados, e entre esses pássaros estão as misteriosas ÓWIWI (corujas) que são aves de rapina muito hábeis, além de terem muito Asé.

Yeyê Okê se tornou uma caçadora noturna como as corujas e vive rodeada delas e compartilha do mesmo caráter, reservado e feroz.

Durante algum tempo, as corujas eram consideradas bruxas transformadas em forma de um animal. Posteriormente foram consideradas companheiras das bruxas como forma de comunicação espiritual e conhecimento dos poderes secretos da noite.
Imagem relacionadaAcreditava-se também, que as corujas eram capazes de encontrar qualquer pessoa, por mais escondida que ela estivesse, devido a uma conexão mágica entre a bruxa e o animal.
Por serem encaradas como bruxas, as corujas eram amarradas nos pés das árvores e largadas para morrer, evitando, dessa forma, qualquer mau que supostamente poderiam causar.
Resultado de imagem para coruja arte

Simbologia da Coruja na Xamanismo

No horóscopo xamânico, as pessoas regidas pela coruja são inteligentes, bem articuladas e discretas. Com um olhar aficionado em detalhes, são pessoas perfeccionistas e que precisam de liberdade de expressão, apesar de serem silenciosas.
A Coruja, como totem xamânico evoca uma série de associações:
  • percepção;
  • mistério;
  • inteligência;
  • perspicácia;
  • observação;
  • poderes transcendentais;
  • revelação, entre outros.
Na prática do Xamanismo utilizar imagens mentais ou fotos de coruja, nos ajuda a desenvolver qualidades atribuídas à essa ave e que temos em nós, mas, estão adormecidas ou enfraquecidas. 

Simbologia da coruja para os ciganos

Na cultura cigana são animais protetores das riquezas, elas são responsáveis por fazer a segurança, para que não hajam perdas financeiras, isso no plano físico. No plano espiritual elas também tem significado associado à morte, e representam o consciente e o inconsciente (os olhos seriam os “portais”). 

Imagem relacionada

Os ciganos não possuem essa ave viva em sua casa ou tenda, pois estariam “retirando a liberdade do vôo livre”, visto que a coruja é um animal alado, e para os ciganos a liberdade é a palavra que define o ser vivo, dessa maneira estariam indo contra o lema da sua cultura que é “o céu é meu teto; a terra é a minha pátria e a liberdade é a minha religião."


Imagem relacionadaA coruja aparece ainda na carta de número 12 do Baralho Cigano. 

Quando aparece em uma tirada é para lembrar do bem que é a liberdade. 



Simbologia da Coruja na Roma Antiga

Não se sabe ao certo como surgiu essa crença, mas na Roma Antiga, vários textos remetem a coruja como um sinal de agouro. O som produzido por esse animal era visto como presságio de morte. Segundo consta, as mortes de Júlio César, Augusto, Aurélio Cômodo e Agripa, teriam sido anunciadas por uma coruja.

Simbologia da Coruja no Egito

No Egito Antigo, a figura da coruja representava a morte nos hieróglifos. Acredita-se que tal fato possa estar ligado à deusa Neith, deusa da guerra e da caça. Essa deusa, que também possuía uma coruja como mascote, era, de acordo com a mitologia, criadora dos deuses e homens, sendo responsável tanto em conceber a vida, como em findá-la.

Simbologia da Coruja no Brasil

No Brasil, a expressão “mãe coruja” é muito utilizada e remete à imagem de uma pessoa disposta a fazer de tudo por sua prole, incapacitada de perceber seus defeitos morais e físicos.
Imagem relacionada
Essa expressão surgiu por conta da fábula “A águia e a coruja”, escrita pelo francês La Fontaine. Nessa fábula, ambas as aves entram em um acordo de paz, no qual a águia promete não devorar os filhotes da coruja. Para que a promessa seja cumprida a coruja descreve seus filhotes como os mais encantadores, elegantes e sedutores. 
Imagem relacionada
A águia e a coruja, ilustração de J. J. Grandville.
No dia seguinte, durante um voo, avistou um ninho cheio de filhotes horrorosos e sem pensar duas vezes devorou todos. Só depois foi descobrir que se tratava das pequenas corujinhas, que não foram descritos com sua real 
Além dessa simbologia, também existe uma referência à coruja no folclore da região norte. 
De acordo com a lenda, há muito tempo atrás vivia nessa região do país, uma alegre moça chamada Matinta Perera. Um certo dia, quando ela estava grávida, seu marido chegou em casa bêbado e depois de uma discussão ele acabou matando ela. 

Mas ela possuía proteção sobrenatural, o que permitiu, dessa forma, retornar em forma de uma senhora de dia e de uma coruja na noite.
Resultado de imagem para corujamania
Quando viva, ela adorava fumar, e, portanto, passava os dias batendo nas casas e pedindo cigarros. Se alguém negasse, ela retornava de noite em forma de coruja para colocar seu feto morto na porta da casa da pessoa. 

Também era capaz de prever a morte das pessoas, cantando perto das casas das pessoas que estavam prestes a morrer.

Era frequente até bem pouco tempo atrás, as pessoas de algumas cidades da região Norte matarem covardemente ninhadas inteiras de corujas da espécie Tyto Alba – conhecidas popularmente como Coruja de Igreja, Coruja das Torres e, muitas vezes, com a tal Rasga-Mortalha. 

Resultado de imagem para corujamaniaNão dá pra ignorar o fato da forma cruel como mataram as pobres aves queimando-as vivas e, aqui é impossível não remeter a Inquisição, quando muitas mulheres sábias foram queimadas vivas como bruxas.
Por fim, na tradição guarani, o espírito Nhamandu, o criador, manifestou-se na forma de coruja para criar a sabedoria.

Simbologia da Coruja na China

As corujas serviam de oferenda em sacrifícios religiosos e eram usadas para ornamentar a parte externa da casa como forma de proteção de coisas maléficas, principalmente fogo e raios.

Simbologia da Coruja na Índia

As penas são colocadas debaixo dos travesseiros de crianças inquietas, pois acreditam que a coruja tem a capacidade de proporcionar um sono tranquilo.

Simbologia da Coruja no Japão

As estatuetas da coruja em madeira, são penduradas nas portas das casas para combater a fome e a peste. Ouvir ou ver uma coruja dourada, traz sorte e felicidade.

Simbologia da Coruja na Alemanha

Se uma coruja pia no momento do nascimento de uma criança, esta estará condenada a viver uma vida infeliz.
Imagem relacionada

Simbologia da Coruja no Reino Unido

Na Escócia e na Irlanda, acredita-se que se uma coruja pousa três noites seguidas na janela é um aviso de morte. Para tentar evitar a morte, era necessário jogar sal no fogo, a fim de silenciar o animal.
Já no país de Gales, quando uma coruja pia entre a casa de duas moças, está anunciando que uma delas perdeu a virgindade.

Simbologia da Coruja nos Estados Unidos

A tradição dos índios norte-americanos, diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Assim como a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga o breu da noite. Para eles, a coruja percebe com clareza, o que os humanos não enxergam, por isso, para os índios norte-americanos, a coruja tinha muito poder.

Resultado de imagem para corujamania

Simbologia da Coruja na Nigéria

A coruja era um significado tão grande de má sorte, que no lugar de pronunciar o nome do animal, alguns preferem dizer: “o pássaro que causa medo na gente”.

Mas diante de tantos significados diferentes, que tal nos contar, através de um comentário, o que a coruja simboliza para você?
                                  
Por que eu e muitas outras pessoas do século XXI se encanta e precisa do simbolismo da coruja?



desejo felicidadeS🙈🙉🙊

'MEMENTO MORI'💀




Daniel Bastos
REFERÊNCIAS:
http://www.portaldosanimais.com.br/informacoes/simbologia-da-coruja/ acesso em 26/09/18 - 00:07
http://www.carolburgo.com/2011/04/coruja-por-que.html acesso em 26/09/18 às 20:02
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hedwig_(Harry_Potter)
https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/5897-os-ensinamentos-e-a-simbologia-da-coruja acesso em 26/09/18 às 20:18
http://www.atendanarocha.com/2013/04/a-coruja-nas-ruinas-salmo-120.html acesso em 26/09/18 às 20:29
http://biblia.com.br/novaversaointernacional/salmos/sl-capitulo-102/ 

https://ondenascemosmitos.com/2015/06/19/mas-por-que-uma-coruja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode se interessar também: