O QUE É MISTICISMO?
Esta palavra pode significar
muitas coisas dependendo do contexto que está inserida. É mais fácil esclarecer primeiro o que não é, pois ao contrário de um outro sentido que o termo misticismo tomou, que o compara a tudo o que é irracional, anti-cientifico e supersticioso, isso nada tem a ver com o Misticismo.
Vejamos uma definição de
misticismo:
Aurélio: Misticismo:
1. Crença ou doutrina religiosa dos místicos; 2. Disposição para crer no
sobrenatural. Místico: 1. Misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado.
2. Relativo à vida espiritual e contemplativa; 3. Religioso; 4. Aquele que
procura atingir o estado extático de união direta com a divindade.
O termo “místico” foi identificado pela
primeira vez no Ocidente nas palavras escritas por Dionysius, o Aeropagite,
surgido em meados do Século V. Ele fez uso do termo ao expressar uma forma de
“Teologia”, além de uma maneira de experiência.
No Oriente, as religiões são consideradas
também místicas, enquanto no Ocidente tudo que foge ao tradicional é tido como
esotérico.
Para Nietzche o místico é “aquele que possui
muita, excessiva, felicidade e que procura uma linguagem para essa felicidade,
de modo a poder reparti-la com os outros.”
O filósofo e Mestre em Teologia Vitório aponta que "o século XX trouxe novamente à luz o debate
sobre a mística que gerou uma nova teologia mística, fundamentada sobre o
princípio que a experiência mística é um fenômeno universal. Karl Rahner é um
dos eminentes teólogos que elaborou uma sistematização teórica da nova teologia
mística através da sua teologia transcendental. Outro é o teólogo coreano
Ghye-Young Paolo Ko. Estes dois teólogos destacam a verdade que o ser humano,
como um mistério, se orienta para o mistério divino a ponto de vir a ser, em sua
identidade, o homo mysticus.
Rahner afirma que o cristão de amanhã, ou será um
místico, ou não será um cristão. Que o século XXI será o século do Espírito ou
não será século. Paolo Ko, como uma profecia teológica, resgata a atualidade da
teologia cósmica-universal de Francisco de Assis e sua influência na nova
teologia mística."
São Francisco de Assis, é
provavelmente o maior dentre os místicos da história do cristianismo.
Enfim, o misticismo é um conjunto
de práticas quem tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com
Deus. A mística se distingue da religião por referir-se à experiência
direta com a divindade, transcendendo sem a necessidade de intermediários.
Significado de Mística
substantivo feminino1- Estudo das coisas divinas e espirituais; devoção religiosa.
O termo MÍSTICA, como substantivo, provém do adjetivo MISTIKÓS, derivados do verbo MÚEIN que quer dizer: fechar os olhos e a boca. Olhos fechados para enxergar somente o segredo, e a boca para não se revelar, a não ser no momento ou à pessoa certa.
Deste verbo grego MÚEIN deriva o substantivo MISTÉRIO, que designa, no sentido helenístico: o rito religioso secreto de iniciação que coloca em contato o ser humano com a divindade. Na Teologia Espiritual do Novo Testamento, o termo MISTÉRION é usado para elucidar a compreensão do mistério do Reino de Deus, a sabedoria escondida do Pai, a presença do Filho no mistério da Encarnação, o destino final da caminhada terrena e a relação mística entre Jesus Cristo e a Igreja. Na Vulgata, o termo é traduzido como MISTERIUM ou SACRAMENTUM. Nos primeiros séculos do cristianismo, a palavra não é apenas uma identidade lexical, mas realidade teológica.
Em sentido amplo, podemos considerar a mística
como a irrupção do absoluto dentro da vida humana. A mística é a atividade que
conduz ao contato direto entre a alma individual e seu fundamento divino.
No livro de Jakob Böhme "O Príncipe dos Filósofos
Divinos",[2] o misticismo se define como um tipo de religião que enfatiza
a atenção imediata da relação direta e íntima com Deus, ou com a
espiritualidade, com a consciência da Divina Presença.
É a religião em seu mais
apurado e intenso estágio de vida. O iniciado que alcançou o
"segredo" é chamado um "místico". A palavra, desde então, tem sido usada para os tipos de
"conhecimento" esotérico e teosófico, não suscetiveis de verificação.
A essência do misticismo é a experiência da comunicação direta com Deus.
A iluminação ou a experiência mística é o nome dado para o
contato direto com a divindade, que é um estado de consciência no qual o
indivíduo vislumbra tudo aquilo que está além do plano físico. Porém essa união
com o todo só é possível através de uma dedicação espiritual que capacita o ser
humano a se livrar das tentações mundanas.
"A MÍSTICA É A UNIÃO AMOROSA COM O MISTÉRIO
ATRAVÉS DA CONTEMPLAÇÃO DO MISTÉRIO."
O Misticismo é uma iniciação ao campo dos
mistérios, está relacionando a tudo que vemos, sentimos e vivemos, mas não
somos capazes de compreender através do intelecto, pois não há explicação. É
uma forma de buscarmos uma união com uma realidade diferente, uma união profunda
e transcendente com o Absoluto, o poder maior, Deus.
O Misticismo também é uma forma de contemplação de tudo de
bom e belo que há na vida, como a natureza, a alegria, a beleza dos sentimentos
puros. A experiência mística e pessoal pode envolver a prece, o silencio, a
música, leitura reflexiva, e as artes.
Mazzuco diz que: "Nós, hoje no século XXI, precisamos nos
encontrar na força iniciática; na busca incessante do mistério divino em todos
os detalhes da existência. Há no ar uma convocação para fechar a boca num
silêncio que fala; a atitude de recolhimento para colher o essencial; o nascivo
do contexto religioso extremo bem ligado ao mistério; a experiência mais
interna; a realidade mais transcendente; a vivência de uma causa pela qual vale
a pena entregar a própria vida. Uma escuta da voz interior; um ser totalmente
envolvido por um projeto; um fenômeno interno do espírito; uma comunhão com o
mundo do divino."
O sagrado atrai a criatura
A criatura deixa-se atrair
“Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir!”
(Jr 20,7)
Mística Cristã
"Não encontraremos jamais o termos
MISTIKÓS na Bíblia. O primeiro a introduzir no vocabulário cristão o adjetivo
MISTIKÓS foi Clemente de Alexandria (150-215), que usou o termo mais de 50
vezes em sua obra. E aqui o vocabulário era usado como: os segredos e modos da
manifestação da realidade divina oculta na Sagrada Escritura, no Rito e na
Prece.
Clemente de Alexandria é aquele que introduziu
o conceito cristão de mística como CONHECIMENTO DO MISTÉRIO ESCONDIDO EM DEUS.
Para Clemente, o cristianismo é uma mística fortemente acentuada, modificando
no sentido cristão os mistérios pagãos, e manifestando aos pagãos um novo e
verdadeiro mistério: aquele que é capaz de trazer purificação e salvação.
O termo Teologia Mística aparece pela primeira
vez na história do cristianismo com o Pseudo-Dionísio, o Areopagita (V e VI
séculos) que escreveu um tratado com este nome. A sua obra tem um caráter
metafisico e especulativo. Não destaca um tipo particular de experiência, mas
sim o CONHECIMENTO DO MISTÉRIO DE DEUS. Aqui entra pela primeira vez o caráter
estético da mística. Ele descreve por exemplo, a natureza divina entre o Belo e
o Bom.
A obra do Pseudo-Dionísio não conseguiu
emplacar na Igreja Latina a ideia de experiência mística. O Ocidente preferiu a
palavra Contemplação. Somente com a Idade Média que a palavra mística torna-se
de uso corrente. Contemplação era uma palavra mais usada para
designar um estudo de vida mística dos eremitas e monges.
Foi a partir do século XVI que a mística passa
a significar uma passagem do sagrado ao segredo, das coisas e sua dimensão
essencial, da via ordinária ao extraordinário, o mundo espiritual visto como
afeto, visões, êxtase, o puro amor de Deus, a alma que se deixa conduzir pelo Espírito e vive num estado místico.
A alma deve aprofundar-se em Deus e conduzir-se
a fonte do amor puro.
Quanto mais a alma se eleva, quanto mais a ação de Deus
se faz sentir.
A mística vai criar os caminhos da oração simplificada, a
contemplação ativa e passiva, enfim o Estado Místico.
místico1
adjetivo
1.
relativo à mística
2.
espiritual
3.
devoto
4.
contemplativo
5.
misterioso
1 - Aquele que, através da contemplação espiritual,
procura atingir a união direta com a divindade.
O Místico é o estudioso que aplica o que
conhece, pois tem
noção dos efeitos de não agir conforme o seu saber interior.
Observe
agora as palavras que são
sinônimos de místico:
sinônimos de místico:
desejo felicidadeS🙈🙉🙊
'MEMENTO MORI'💀
Daniel Bastos
REFERENCIAS:
https://pt.aleteia.org/2013/10/02/o-que-e-mistica/
místico in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-13 16:27:36]. Disponível na Internet:
http://carismafranciscano.blogspot.com/2013/10/
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