sábado, 1 de dezembro de 2018

Engendros - uma maneira lúdica e muito fofa para entender o Eneagrama e cada Eneatipo

Resultado de imagem para engendros eneatipo

Os "Engendros" (algo como "mostruosidades" no Chile, a pronúncia é enrriéndros), não são simplesmente mostrinhos fofinhos. Eles são seres reais. felizes, cada um com sua personalidade diferente e suas preocupações particulares, tentando redescobrir e identificar qualidades positivas e negativas da própria personalidade e também de cada pessoa, através de uma reinterpretação criativa e lúdica do Eneagrama. 



Os eneatipos (tipos de personalidade no eneagrama) sempre viveram dentro de nós, nas profundezas inexploradas do inconsciente, e hoje decidiram vir à superfície da consciência para cumprir sua grande e secreta missão:


"SALVAR NOSSA CRIANÇA INTERNA,
QUE A MENTE FOI CARREGADA
PARA FAZER ESQUECER"
A imagem pode conter: área interna

MAS O QUE É ESSE ENE... ENEAGAN, AFF... 
COMO É MESMO? AH, "ENEAGRAMAAAA!" 

O Eneagrama é o estudo de uma teoria milenar que identifica e define nove tipos (eneatipos) de diferentes personalidades no ser humano. É representado por um símbolo geométrico que consiste em um círculo e uma figura de nove pontos.

                                         Imagem relacionada

O Eneagrama é considerado o mais completo e útil sistema de identificação de personalidade já descrito. É uma ferramenta que serve para descobrir e aceitar-nos, com qualidades positivas (virtudes) e negativas (defeitos) que devemos melhorar e aprimorar para viver a nossa verdadeira essência e não o que o ambiente ou a vida fez de nós.

    

Seu uso adequado como método terapêutico, torna o Eneagrama uma poderosa ferramenta que pode nos ajudar a ser mais tolerantes com as pessoas e especialmente com nós mesmos. Afinal, ninguém é perfeito. 

O eneagrama vem sido há anos amplamente usado em diversos seguimentos, desde consultórios, terapias e até empresas aplicam para conhecer melhor os funcionários e candidatos a vagas. 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Cada um, mesmo que você não goste, empatou a ralé.  Você também tem um Engendro dentro. Você é um ser imperfeito com virtudes e defeitos. E sua aparência física não mostra sua alma. 

Nós escondemos muitas coisas, só mostramos o que eles querem ver, embora, claro, no final você não possa mais tentar só fingir.

A única diferença que os Engendros têm é que eles aceitam suas virtudes, acima de todos os seus defeitos, e tentam viver em harmonia com eles e com os outros. 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Se 9 humanos com os 9 tipos diferentes de eneatipos se juntassem, eles provavelmente se matariam. Eles não suportariam ver as virtudes dos outros que não têm e, pelo contrário, tentariam apontar seus defeitos para que se sentissem inferiores.

A gente precisa entender que assim como somos todos um eneagrama, como eles são, podemos viver juntos sem nos cortar em pedaços. É só uma questão de rir, de correr ao vento e deixar para trás os problemas, os traumas e procurar evoluir, crescer, ter sabedoria e ser feliz.

LEMBRE-SE QUE NO FUNDO SOMOS CRIANÇAS! 

Nós crescemos e temos que assumir responsabilidades, quer queiramos ou não. E nós temos que ganhar a vida mesmo se não quisermos né!? (Me diga que eu sou o primeiro a reconhecer isso e não quero deixar minha bolha!)

Convido você a conhecer esses nove seres lindos e raros, tão reais quanto eu, como você. 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Porque sou eu, é você. No meu caso, eu me considero um eneagrama total. Porque apesar de ser o mais monse dos monstros (você verá porque ¬ ¬), eu tenho um pouco de tudo. 

Eu acho que tenho que sair dessa doideira em que estou agora. Mas acordei e tenho meus quase nove "mini eu" lá, olhando para mim com um sorriso.

VAMOS CONHECER ENTÃO ESSA GALERINHA UM POR UM? 

Comecemos a apresentação com esse pequeno vídeo muito divertido:

E agora, vamos então descobrir como é cada um! Ao ler sobre eles, vá observando os pontos que mais se parecem com você ou alguém que você conhece. Eles estão na ordem do Eneagrama, numerados de 1 até o 9, cada um tem um nome e uma palavra chave. No final vou deixar um link aonde você pode fazer o teste do Eneagrama e identificar o seu eneatipo. Daí você pode voltar aqui e confirmar com qual dos 9 você se parece mais.

 
"Muitas vezes, o menor erro me deixa de mau humor." Upy

Cria de princípios elevados e profundamente moralistas. Ele é apaixonado por ordem e perfeição. No entanto, essa atitude idealista produziu muitas dores de cabeça porque, para Upy, esse mundo louco está de cabeça para baixo.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

* Eu não te culpo Upy. É a verdade!

"Bom homem"

Crítico e fortemente moralizante. Upy é Engendro, que, na maioria das vezes, está apenas tentando fazer o bem e quer mudar as atitudes ruins e a reação rápida dos outros pelo resto do tempo. 

Upy pensa muito sobre seu estilo de vida e tenta fazer de suas atividades um grande exemplo para todos e quase sempre se sente bem.

Upy é trabalhador e disciplinado, esforçando-se para alcançar o mais alto grau de perfeição em um dia, o que lhe daria algumas asas brancas, como os alienígenas. Ele é o maior perfeccionista e verdadeiro homem de todos os Engendros.

Muitas vezes você pode ouvi-lo dizer o seu favorito "Se você tivesse escutado o que falei, isso nunca aconteceria!"

Cor típica: prata
Animal simbólico: terrier, formiga e abelha
País simbólico: Rússia




 

Ele é uma criatura amorosa, generosa e entusiasta. Ele não age em seu próprio interesse, embora tenha orgulho da gratidão dos outros. Mas o seu pequeno problema é que ninguém confia nas suas boas intenções, devido à sua semelhança física com o diabo. kkk

*te entendo Tuli, povo só sabe julgar pela aparência.


"parceiro"

Tuli é um simpático, generoso e entusiasta Engendro, que nunca age em seu próprio interesse, ao invés de compartilhar suas histórias positivas com os outros. Há apenas um pequeno problema, ninguém acredita que Tuli tenha boas intenções, porque, olha, sinceramente é muito semelhante ao diabo. kkkk


Ele sempre quer participar. Nada o impede, ele ainda está projetando e organizando um novo projeto importante, como: balanças para peixes menos escamosos, novas panquecas para tartarugas velhas e outros projetos para fazer de Tuli um verdadeiro favorito do Prêmio Nobel da Paz.

Cor típica: vermelho
Animal simbólico: gato, burro e cachorrinho
País simbólico: Itália



 
"Prefiro gastar metade da vida cometendo erros, do que sem fazer nada." Luka

É produtivo, bem sucedido e confiante. Ele acredita que o dinheiro é uma das maiores invenções do ser humano e pensa em tornar a riqueza, UMA VERDADEIRA ARTE! * - * Em sua ânsia de projetar uma imagem de um vencedor, ele fará todo o possível para alcançar a admiração dos outros.

* Esta ralé é minha ruminação. Eu quero casar com esse eneatipo hein. kkkk Você tem a riqueza e eu a gasto Luka! Será meu! * - *


"vencedor"

O membro mais produtivo, bem sucedido e autoconfiante de Engendros. Luka acredita que o dinheiro é uma das maiores invenções humanas e que sua produção é arte de verdade.

A paixão de Luka é descobrir novas oportunidades de negócios e inventar novos produtos como caixas de aromaterapia, sofás a considerar, despertadores ecológicos - em suma, os produtos exclusivos de pessoas próximas.

Embora algumas de suas idéias malucas não tenham sucesso, Luka persiste, não tem medo, e sua cabeça verde está constantemente nos preenchendo com novas idéias e invenções.

Cor típica: amarelo
Animal simbólico: camaleão, pavão e águia
País: Estados Unidos



 
"Artes e expressões artísticas são muito importantes para mim como um meio de expressar minhas emoções." Flopo

Ele é um ser sensível, intuitivo e romântico. Conectado a natureza... Um místico. Um artista. Ele parou de acreditar na razão para se aliar à poesia da intuição. No entanto, ele sente que ninguém o entende, refugiando-se em uma mansão imaginária, cercada por árvores imaginárias, na margem de um rio imaginário ...

* Eita! Este eneatipo com complexo de sofrimento, é sem dúvida o emo do grupo. O depressivo, o mal comprentendido. Não se preocupe mais e não comece a tirar as pétalas para perguntar se tal pessoa quer você, se te aceita. 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Flopo! Sem ofensa, porque eu sou 70% vc (não espalha!), então não sei qual de vocês estará brisando mas, convide! Porque isso de criar mundos imaginários... por fones de ouvido e dar aquela viajada marota, ficar de boa sozinho no quarto... 
 
Isso é da hora! E você sabe, agora você não é louco, você é mal compreendido! Continue por aí falando: "junte-se à Poesia mística da Intuição" ^^

"artista"



Flopo é como todo artista sensível e cabeça-dura, aliado à poesia e à intuição, um inseparável irmão do espírito. Flopo acredita mais em seu coração do que na razão.

Ele espera que quando cruzar a fronteira da chata vida cinzenta e fizer pelo menos uma coisa louca por dia, ele mantenha uma mente saudável.

Flopo quer ajudar e servir a humanidade,  semanalmente lê cartas de tarô, para transformar anos de pesquisa psiquiátrica em poucos minutos de sua própria fantasia.

Cor típica: violeta
Animal simbólico: pomba, pomba e cavalo
País simbólico: França





 

Ele é curioso, investigador, motivado pela necessidade de conhecer e compreender tudo, e se possível, como a psique do universo funciona. Sua experiência intelectual o levou à conclusão de que quanto mais pensamos, mais descobrimos a verdade!
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Eu gosto deste spawn. Filósofo! O nerd do grupo. Mas  viram seu dilema: "Quanto mais pensamos, mais descobrimos a verdade". O ser humano acaba de desenvolver 10% de seu cérebro. Por que você quer pensar sobre o que sua pequena cabeça talvez nunca será capaz de decifrar? Vamos com calma. rsrs

"descobridor"

Odo é movido pelo desejo de conhecer e entender tudo. De onde nós viemos? Quem somos? Para onde vamos e como relacionamos a energia psíquica do universo com o espremedor em casa?

Odo tem apenas um olho, é muito analítico e se preocupa com o desenvolvimento de idéias - às vezes exagera se torna solitário e fica isolado da realidade.

Odo sempre leva a cabo a voz da sabedoria encontrada no fundo de sua alma, que diz: "O tempo de busca acabou, agora é hora de descobrir".

Cor típica: azul
Animal simbólico: coruja, raposa e hamster
País simbólico: Reino Unido



 
"Acho que sou frequentemente cheio de dúvidas." Tolo

Ele é uma criatura leal, cuidadosa e prática. Pesquisa a todo custo por sua segurança. No entanto, para Tolo este objetivo simples tornou-se um desafio, porque ele sofre da síndrome da dúvida: Eu faço ou não faço, Eu vou ou não vou?

Ok! Tolo  hahaha, eu te amo, mas você sabe que eu rio cruelmente em coincidências como essa ^ ^ Sabe de uma coisa? Você se mata por ter certeza e a primeira coisa que  tem é um círculo vermelho do ponto ao branco. Vamos equilibrar!


"brincalhão" 
               
Tolo é de todos os Engendros os mais educado, prático e dedicado. No dia-a-dia, valoriza o conforto e a segurança. Pode mudar a decisão mais simples no mais difícil.

Você pode perguntar - Por quê? ... é simples. Tolo sofre de "síndrome duvidosa": Devo ficar ou devo ir? Devo alimentar um gato ou um cachorro? Devo dar iogurte, chocolate ou morangos? 
Para evitar ser envergonhado, Tolo ri de sua indecisão diante dos outros, repetindo muitas vezes seu: "Quando estou indeciso, não grite, não vai ajudar!"

Cor típica: bege marrom
Animal simbólico: lebre, rato ou ova
País simbólico: Alemanha.



 
"Eu sou a alma da festa." Dupo

Ele é otimista, alegre e espontâneo. Nós geralmente o encontramos ocupado fazendo várias atividades ao mesmo tempo. Este modo de vida louco, sempre fazendo o que ele gosta, levou-o a ganhar o título de criança eterna que se recusa a crescer.

* Parabéns Dupo! No fundo a gente também é em parte como você! Mas paramos de ser como você, ao mesmo tempo... Porque a maioria trabalha no que não gosta. Não porque quer, mas porque deve. Você é o grupo hiperativo, mas pelo menos você faz tudo ao seu gosto. Eu gostaria de ter algo mais de você. Eu acho que todos nós queremos isso, mesmo que você tenha 6 membros ao invés de quatro. E você é rosa! 
* - *


"entusiasta"

Dupo é um Engendro otimista, feliz e espontâneo, que costuma treinar várias atividades juntos.
Ele é o mais novo da festa dos Engendros. Dupo nasceu com quatro mãos, cada uma delas faz uma atividade diferente: a esquerda pode pintar e escrever, enquanto a mão direita pode segurar e jogar pingue-pongue. 
Com seu estilo de vida ativo e não correspondido, às vezes ele tem medo de perder sua liberdade, então ele cortou um pequeno bolso no estômago como o esconderijo perfeito para sua liberdade.

Cor típica: verde
Animal simbólico: macaco e borboleta
País simbólico: Irlanda e Brasil



 
"Eu sou bom em defender e lutar pelo que eu quero." Kuco

De personalidade intensa, forte e apaixonado. Por seus próprios méritos, ele ganhou o título de Líder dentro do clã. No entanto, quando Kuco fica bravo, recomendamos dar a volta e...
Nenhum texto alternativo automático disponível.

*mas como tu fala hein! 

"Líder"

Graças a sua personalidade intensa, apaixonada e forte, Kuco foi o Comandante do Grupo Engendros. Seu principal objetivo é proteger a justiça em todos os casos, e é por isso que Kuco quase nunca fica em silêncio.

"Metade laranja, metade vermelha..." É sua frase. Quando Kuco fica bravo, é melhor virar e sair ! Onde o mundo vai estar neste grande mundo, Kuco é sempre ouvido, porque ele precisa ter tudo sob controle. 

Kuco se sente como um deputado. A voz do povo e um dos seus desejos secretos é tornar-se o presidente do seu país.

Cor típica: preto e branco
Animal simbólico: rinoceronte e touro
País: Espanha



 
 "Por que ficar em pé, se você pode sentar e por que estar sentado, se você pode ir para a cama". Mitri


O mais gentil e tolerante do clã. O objetivo de sua vida é alcançar a Paz e, para contribuir com ela, o encontramos fazendo atividades muito curiosas, como: dormir mais de 12 horas por dia e passar 8 em frente à TV.

* Cara ... que figuraça kkk, que preguiçoso! Vá fazer alguma coisa! Já sei sua resposta: "Vamos dormir!" haha 

"conforto"

Mitri é a menor e mais tolerante criação da festa dos Engendros. O objetivo de sua vida é alcançar "Paz na Terra", que é uma atividade muito excitante para ele, como: 12 horas de sono e 8 horas de TV por dia.

Mitri nunca teria começado porque ele é o Engendro mais poderoso e perderia muita energia, o que não é fácil de reabastecer. Ainda assim, graças ao seu terceiro olho, ele pode ver e perceber o significado de sua vida, ao qual alguns permanecem ocultos.

Resultado de imagem para engendros eneatipo

Cor típica: ouro
Animal simbólico: elefante, trenó, baleias e especialmente golfinhos
País simbólica: qualquer país



                Imagem relacionada

Bem, estes são os 9 eneatipos, com uma breve mas representativa amostra de suas características. Qual você é? Se você quer saber o que você inventou, e a descrição completa de sua personalidade, e em geral da personalidade de todos, vá para:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

O Eneagrama é algo tão forte que ao conhecer os tipos, e aqui fizemos através dos personagens, mas ao descobrir o eneagrama, é como se você descobrisse que já escreveram uma biografia sua e você ainda não sabia.

Finalizando, ao conhecer o Eneagrama e essa turminha:

De Upy eu aprendo como as coisas são bem feitas.

De Tuli eu aprendo a ajudar os outros sem pedir nada em troca.

De Luka, aprendo que posso alcançar meus objetivos com sucesso.

Do Flopo eu aprendo a me comunicar através da criatividade e da arte.

De Odo eu aprendo a aguçar minha maneira de pensar.

De Tolo eu aprendo a superar meus medos com coragem e autoconfiança.

De Dupo, aprendo a viver com alegria e otimismo.

De Kuco, aprendo que sou forte e comprometido com o que penso.

De Mitri eu aprendo a ser paciente e meditativo.

Não é maravilhoso?


desejo felicidadeS🙈🙉🙊

'MEMENTO MORI'💀





Daniel Bastos
ReferÊncias:

http://engendros-world.blog.cz/&prev=search

Imagem relacionada
OBS: Havia uma variedade de produtos da marca Engendros: pelúcias, cadernos, agendas... mas verifiquei que infelizmente nem o site oficial está mais em funcionamento. Os produtos eram comercializados no Chile, seu país de origem e alguns outros mais próximos. No Brasil não tivemos a oportunidade de te-los. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode se interessar também: