A terapia é capaz de gerar mudanças significativas na vida das pessoas. Quem recorre a elas sempre acaba se perguntando: Por que eu não fiz isso antes?
A maioria das pessoas que precisam fazer terapia acabam recorrendo a um profissional apenas quando estão em extremo sofrimento. Ou, sabem que precisam de terapia mas tem medo de assumir a necessidade da ajuda. Criando assim objeções que não fazem muito sentido, como falta de tempo ou de dinheiro.
A psicoterapia é um processo que permite resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, anorexia, stress pós traumático etc. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.
O Psicoterapeuta
A grosso modo, psicoterapeuta é qualquer profissional que realize atendimentos terapêuticos voltados ao comportamento humano, à saúde e ao bem estar da mente. Em outras palavras, os psicoterapeutas recorrem aos processos mentais do paciente para realizar o seu tratamento, que se baseia basicamente na escuta e no diálogo com o paciente. Seja para intervir em um problema de ordem específica (como um transtorno psicológico), ou apenas para melhorar a qualidade de vida e o autoconhecimento.
Este profissional trabalha ajudando a pessoa a reduzir o sofrimento gerado por problemas emocionais que vão desde conflitos comuns do dia a dia, até transtornos mentais graves. Há várias teorias cientificas e especializações, nas quais ele pode embasar a sua prática. Por exemplo, existe a Terapia cognitivo comportamental, a Fenomenologia, a Psicanálise, Psicopedagogia e diversas outras. Dentro da psicanálise há subgrupos como “Lacanianos” e “Freudianos”.
Objetivos da Psicoterapia
A psicoterapia visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. É um meio que pode favorecer a capacidade da pessoa que a procura para gerir com autonomia e eficiência os desafios que a vida lhe coloca.
Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades (para isto recorremos aos amigos). A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta devidamente habilitado e um cliente. Isto marca a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares.
O psicoterapeuta poderá ajudar a pessoa a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor da sua nova história. Ao mudar sentimentos, muda-se comportamentos e necessidades.
As pessoas procuram apoio psicológico por múltiplas razões, desde o aconselhamento (por exemplo, por dúvidas sobre tomadas de decisão), até ao tratamento de perturbações psicopatológicas (por exemplo, ansiedade, depressão, obsessões).
Tipos de Abordagem
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas de base científica que permitem dar respostas eficazes à maioria dos problemas que as pessoas que nos procuram relatam, sejam do foro depressivo, ansioso, alimentar, de controlo de impulsos, relacionais, de regulação emocional, etc.
Durante a psicoterapia, serão abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o cliente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.
O processo psicoterapêutico é colaborativo, assim, terapeuta e cliente continuamente identificam problemas, definem objetivos, e alteram os planos de tratamento.
Resultados Garantidos
Binder, Holgersen e Nielsen (2009), realizaram um estudo onde procuraram explorar como antigos pacientes de psicoterapia caracterizavam um “bom resultado” após terem completado o tratamento que descreveram como de sucesso. Concluíram que era possível agregar as descrições dos pacientes sobre bons resultados terapêuticos em quatro grandes temas:
1. estabelecer novas formas de relação com os outros;
2. menos perturbação sintomática ou mudança nos padrões comportamentais que contribuíam para o sofrimento;
3. melhor auto compreensão e insight;
4. aceitar-se e valorizar-se a si próprio.
Na psicoterapia, o cliente não tem uma posição de mero receptor de informação, mas é visto como um agente proativo e construtor dos seus significados e, portanto, da sua mudança.
O psicoterapeuta adota uma postura de não julgamento, de empatia e de respeito, procurando validar o que o cliente sente e ajudando-o a integrar as novas possibilidades que se vão apresentando, transmitindo assim a segurança necessária para avançar para a mudança. O papel do terapeuta é ajudar a refletir e desafiar, em certos momentos, sempre respeitando o ritmo do cliente e transmitindo-lhe responsabilidade pelas suas escolhas.
Como escolher um Terapeuta?
A Psicoterapia é uma ESPECIALIZAÇÃO para profissionais graduados, em Psicologia, Medicina. Psicanalistas, ou na grande área de Ciências Humanas (Filosofia, Teologia, Pedagogia, etc…).
Na hora de escolher quem vai te atender, a decisão se torna cada vez mais pessoal e subjetiva. Assim, muitas vezes o psicoterapeuta mais reconhecido, ou o mais caro do mercado, não é necessariamente o melhor para você. Isso acontece porque, a identificação, a empatia e o acolhimento são determinantes para o sucesso de um atendimento terapêutico.
Conheça algumas abordagens mais utilizadas
PSICANÁLISE
O Psicanalista é um profissional Especialista em Psicanálise Clínica e usa esta terapia para orientar a sua prática. E num resumo bem superficial desta formação, encontramos o Dr. Sigmund Freud, que descobriu e criou esta metodologia, e se baseia na ideia de que há fenômenos mentais inconscientes, verdadeiros mistérios da mente humana, que influenciam muito a nossa maneira de agir, sentir e pensar. Desta forma, o tratamento é voltado para o acesso aos conteúdos inconscientes com o objetivo de termos mais controle sobre ele.
A Psicanálise é uma das linhas de tratamento mais importantes. Para ser psicanalista não é preciso ser psicólogo. A psicanálise é uma profissão não regulamentada, por isso não exige uma formação específica. Mas, normalmente um psicanalista precisa ser formado em um curso superior qualquer e realizar posteriormente uma formação livre em psicanálise.
PSICOTERAPIAS HOLÍSTICAS
São chamadas de psicoterapia holística, todas as técnicas tradicionais que promovem o autoconhecimento, elevação espiritual, empoderamento pessoal e auto-cura. A terapia holística visa encontrar o equilíbrio entre o psíquico, o social e o corpóreo, ensinando o indivíduo a conhecer-se e trabalhar todos esses pontos em busca do seu bem-estar.
No Brasil, as técnicas mais usadas de terapia holística são: terapia com florais, o Reiki, a acupuntura, o tai-chi-chuan, o yoga, a massoterapia, entre outros. Não há um padrão nesse tipo de tratamento, diferente da medicina convencional em que a mesma doença é tratada igual em diferentes pessoas, na terapia holística cada caso é trabalhado de acordo com cada indivíduo, respeitando as particularidades de cada um.
O terapeuta holístico busca o foco do problema, considera todo o histórico do paciente, conversa não somente sobre os sintomas, mas procura saber informações pessoais, com o intuito de encontrar fatos que possam estar causando o mal-estar e auxiliando a pessoa a compreender-se melhor, sendo capaz não só de encontrar tratamento, mas evitar ficar doente novamente.
A terapia holística funciona fazendo a ligação entre o corpo físico e o energético, buscando a harmonia entre eles. O terapeuta faz o tratamento, porém o mais importante é ensinar a pessoa a buscar essa harmonia sozinha, sem depender sempre da terapia, aprendendo a lidar com o corpo e as emoções.
HIPNOSE (HIPNOTERAPIA)
A Hipnoterapia se utiliza da Hipnose como ferramenta de tratamento para transtornos psicológicos, autoconhecimento e alteração de comportamentos. A técnica se baseia no transe hipnótico, que acontece quando o paciente consegue, através das técnicas de indução realizadas pelo terapeuta, acessar o seu subconsciente.
A Hipnose pode ser utilizada como sozinha ou como ferramenta coadjuvante em outras abordagens teóricas, como a Psicanálise, o TCC e o TEH. Funcionando como um potencializador e acelerador de resultados.
TERAPIA EXISTENCIAL-HUMANISTA (TEH)
A escola existencial-humanista é centrada na pessoa, como um ser humano individual, mas que faz parte de um contexto histórico e social. Ela se baseia nas vivências do sujeito, responsabilizando-o pelo seu processo de mudança individual e socio-ambiental. Assim, esse tipo de terapia, tenta trabalhar as possibilidades de escolha e o poder de decisão do sujeito, levando em consideração suas características individuais, elevando potencialidades e trabalhando fraquezas.
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC)
Essa é a linha teórica surge a partir da fusão da Terapia Comportamental com a Terapia Cognitiva. Ela se baseia em uma síntese da teoria Behaviorista, que considera o ambiente o principal responsável comportamento humano, com a teoria cognitiva, que relaciona a origem dos transtornos emocionais com as interpretações e pensamentos disfuncionais desenvolvidos pelo sujeito.
Em resumo, a TCC se baseia em ajudar o paciente à identificar pensamentos e comportamentos prejudiciais, e a partir disso, desenvolver uma série de exercícios que auxiliam o paciente a alterar esse comportamentos de forma realista a partir de pequenas metas que devem ser cumpridas diariamente até que sejam completamente assimiladas e naturalizadas, melhorando assim a sua qualidade de vida.
Como funcionam os atendimentos na Psicoterapia?
A psicoterapia breve é o formato mais habitual de tratamento e consiste num conjunto de sessões, usualmente com uma periodicidade semanal ou quinzenal.
Finalizada a primeira consulta, o cliente deve decidir com o seu terapeuta o formato do atendimento (por exemplo, ocorrências de novas consultas, objetivos, periodicidade). Quando as sessões são continuadas, com o objetivo de resolver um problema ou melhorar uma condição clínica, designa-se habitualmente este formato por psicoterapia.
Habitualmente, as sessões de psicoterapia duram de 45 minutos a uma hora. A frequência das sessões e a duração do processo terapêutico dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser negociados.
Não tenha dúvidas, você pode ter uma vida melhor com uma saúde melhor, cuidando do seu corpo, mente e espírito.
ReferÊncias:
https://www.psiquilibrios.pt/clinica/o-que-e-a-psicoterapia/
https://hipnoseinstitute.org/blog/como-escolher-um-psicoterapeuta/
Nenhum comentário:
Postar um comentário