Cada vez mais tem crescido a procura pelo tratamento holístico, que visa o cuidado com o ser humano num todo, tratando o paciente e não apenas a doença. Todos nós temos um corpo físico, um energético e um espiritual e não devemos tratá-los separadamente.
A Terapia Holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar a pessoa em seu contexto geral. Concentrando-se tanto na causa do desequilíbrio energético como dos sintomas físicos.
Holísmo é uma palavra com origem Grega, que se traduz em holos, que quer dizer o todo, completo ou inteiro. Assim a terapia holística funciona como uma terapia que busca tratar o ser humano de uma forma integral.
Dessa forma a abordagem holística aborda os quatros pilares do corpo:
- Pilar espiritual;
- Pilar mental;
- Pilar emocional;
- Pilar físico e material.
Nós somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais mas normalmente só damos atenção aos problemas e doenças do corpo físico.
Como a física quântica já comprovou que todo pensamento gera uma emoção, a terapia holística percebe que esses pensamentos negativos e pessimista irão trazer emoções também negativas, como o mau humor, o ressentimento, a raiva, etc. Ao convivermos diariamente com esses pensamentos e emoções pesadas e negativas nosso corpo somatiza essas debilidades, e elas são expressas tanto no nosso corpo mental (com depressões, tristeza, apatia) como no nosso corpo físico (como doenças, dores e disfunções).
O princípio da terapia é tratar o ser humano como um todo. "Nós, seres humanos, somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais, mas normalmente só damos atenção aos sintomas e doenças do corpo físico e, às vezes, do corpo emocional”
Os benefícios da terapia holística
A terapia holística promove o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.
Através de variados métodos, um bom terapeuta tem condições de investigar o que está ocasionando o desequilíbrio e assim pode ajudar as pessoas a lidarem com problemas como:
- estresse físico ou emocional;
- dores nas costas e cabeça;
- tensão excessiva;
- depressões;
- insônia;
- TPM;
- ansiedades;
- medos;
- síndromes;
- bloqueios;
- traumas.
- Fobias
As terapias holísticas também podem ajudar a clarear questões como insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e inseguranças.
Tipos de terapia holística
Essas são algumas das terapias holísticas mais difundidas no Brasil:
- Reiki;
- Terapia floral;
- Fitoterapia;
- Cromoterapia;
- Aromaterapia;
- Acupuntura;
- Constelações Familiares e Sistêmicas;
- Radiestesia/Radiônica
- Massoterapia;
- Reflexologia;
- PNL ( Programação Neurolinguística).
O importante é que você não deixe de cuidar do seu corpo, mente e espírito. Portanto, pesquise sobre as terapias holísticas e veja qual delas mais lhe agrada. Todas possuem técnicas milenares de cura e equilíbrio e com certeza pelo menos uma delas irá contribuir para o seu bem estar.
A aplicação das diferentes técnicas terapêuticas pode ser semanal, quinzenal ou mensal dependendo das necessidades e possibilidades de cada pessoa e também de acordo com as técnicas oferecidas por cada profissional.
Terapeuta Holístico – Conheça mais
Muitas pessoas acreditam que para se tornar um terapeuta é preciso ser antes um psicólogo, mas na verdade, é que não é preciso ser formado em psicologia para isso, e assim se alguém deseja ser um terapeuta holístico é possível exercer a profissão sem um diploma de graduação superior.
O terapeuta holístico ou psicoterapeuta holístico não é necessariamente um psicólogo. É alguém que fez um curso de formação devidamente legalizado ou de uma técnica terapêutica específica e se tornou apto a aplicar aquela(s) técnica(s).
Uma febre, por exemplo, é sinal de alguma inflamação no corpo.Na medicina convencional as causas são ignoradas, buscando apenas o desaparecimento da inflamação, o que de acordo com a terapia holística não elimina a causa, podendo haver outras manifestações.
O terapeuta holístico busca o foco do problema, considera todo o histórico do paciente, conversa não somente sobre os sintomas, mas procura saber informações pessoais, com o intuito de encontrar fatos que possam estar causando o mal-estar e auxiliando a pessoa a compreender-se melhor, sendo capaz não só de encontrar tratamento, mas evitar ficar doente novamente.
A terapia holística funciona fazendo a ligação entre o corpo físico e o energético, buscando a harmonia entre eles. O terapeuta faz o tratamento, porém o mais importante é ensinar a pessoa a buscar essa harmonia sozinha, sem depender sempre da terapia, aprendendo a lidar com o corpo e as emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário