Era uma sexta-feira quente de verão, os dias costumam ser mais longos e ainda não estava completamente escuro, apesar de o relógio marcar quase 20hs. Ele constatou isso ao enxugar o suor da testa com a manga da camisa, olhar pela janela, e para o relógio do monitor de seu notebook. Já deveria estar em casa há muito tempo, pois na sexta o expediente terminava às 16hs. O calor estava quase insuportável e o ar condicionado quebrado.
A semana já havia sido tão desgastante. Tantos problemas precisando de solução no seu trabalho, em casa, na igreja e sempre sobrava pra ele. Confiavam nele em todos esses lugares, era um homem íntegro e que sempre buscava sabedoria em Deus e na sua palavra. Por isso era sempre requisitado nas tarefas mais complexas.
Percebeu que começava a ventar lá fora e resolveu abrir a janela, alguns papéis voaram da mesa, mas ele não se importou. Uma tempestade começava a se formar, raios e trovões mostravam sua força. Observou de sua janela a vitrine da loja de brinquedos que ficava em frente. Uma caixa em especial lhe chamou a atenção: era um “quebra cabeça” de cinco mil peças.
Caiu na caixa das lembranças, viajou em suas memórias e se viu menino. Na mesa a sua frente, havia algumas peças de um “quebra cabeça”. Era um desenho simples de alguns bichinhos e as peças eram poucas. Ele montava com facilidade e sorria.
A luz de um relâmpago brilhou em seu rosto, voltou a realidade e começou a refletir...Lembrou que os “quebra cabeças” vêm montados, e é assim que Deus nos dá a vida. Mas Deus também nos permite desmontar as peças. A vida é esse grande quebra cabeça, onde peças precisam se encontrar para que as coisas dêem certo.
Quando somos crianças, as peças são coloridas e mais fáceis de serem montadas. Tudo é tão simples e com cada nova peça que se encaixa, vem a alegria, o sabor da vitória e a expectativa de conseguir montar a próxima.
Com o passar do tempo, as peças vão aumentando de quantidade e diminuindo de tamanho. Vai ficando cada vez mais difícil. E a gente sempre se prende aos momentos em que tudo estava desfeito... esses são difíceis de esquecer.
Algumas vezes ficamos paralisados, sem conseguir sair do lugar. Ah, se tivéssemos deixado tudo como era pra ser... Mas é o montar e desmontar de cada peça que dá emoção a vida. Muitas vezes, permitimos que outras pessoas coloquem a mão no quebra-cabeça da nossa vida e nem sempre o resultado é bom, aliás por vezes pode ser até pior. E quando não sabemos mais o que fazer, nos lembramos de quem fabricou, corremos a caixa e observamos o desenho montado e tudo fica tão mais fácil.
Um forte trovão ecoou pelo céu, ele fechou a janela e sorriu. Não importava mais a tempestade, afinal a vida é cheia delas. E no seu coração, entendeu que Deus, autor da vida, sabe onde cada peça deve se encaixar, é só confiar e deixar tudo em suas mãos.
Daniel Bastos
Boa garoto. Que o Senhor continue dando-lhe sabedoria.
ResponderExcluirBem que tinha dito que escreveria um texto... haha
ResponderExcluirMuito bom,pensar na vida como um quebra-cabeças pode ser um tanto quanto frustrante,quando temos a necessidade de encaixar todas as peças direitinho,simetricamente,tudo no seu devido lugar,isso é complexo demais , não temos tanto controle e sabedoria pra "acertar" a posição das peças. Melhor é(in my opinion) ver a vida como um rio a sempre fluir de diferentes formas e pensar que esse rio tem de fluir límpido com o Espírito Santo a nos conduzir. abraço
Vlw Andriê! Amém! Depois da uma conferida nas postagens mais antigas também ok!? Obrigado e aquele abraço!
ResponderExcluirSim Éber, somente guiados pelo Espirito Santo prosseguiremos em segurança! Repito uma frase que escrevi no texto:
ResponderExcluir...Deus, autor da vida, sabe onde cada peça deve se encaixar, é só confiar e deixar tudo em suas mãos,
Sou suspeita para comentar esse texto. Mais uma vez você se superou!
ResponderExcluirEu sou apaixonada por quebra-cabeça, mas essa comparação com a vida ficou muito legal.
Se alguma peça está "faltanto" podemos descansar, pois, "Deus, autor da vida, sabe onde cada peça deve se encaixar, é só confiar e deixar tudo em suas mãos."
Bjinhus
Obrigado Tata! Sábias palavras as suas.
ResponderExcluir