quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desafiando, enfrentando e vencendo gigantes!



(I Samuel 17, 45-51)
A história já é bem conhecida de todos: um jovem rapaz decide enfrentar um gigante que esta desafiando o seu povo. Na verdade ele entende que o gigante desafia não as pessoas, mas sim ao Exército do Deus vivo. Porém, quem está desafiando um gigante nessa história não é Davi e sim Golias. Ele desafiou um gigante: o Deus todo-poderoso!
Se pensarmos nos gigantes, nós Cristãos temos muitos a desafiar. Mas é bom ter em mente que “a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”(Efésios 6,12 NVI ).
Quem são os dominadores deste mundo de trevas? Fome, miséria, pedofilia, prostituição, violência, imoralidade sexual, corrupção, drogas e mais tantos outros que a lista ficaria um gigante também.
Temos que desafiar os gigantes, mas muita gente não sabe a forma correta. É só olhar para o pequeno Davi e suas falas. Ele desafiou Golias o tempo todo “Em nome do Senhor...” não é na sua força, na sua capacidade, na sua coragem, só se desafia gigantes em nome do Senhor!
O pior é que muitas vezes nós não desafiamos os gigantes, pelo contrário, nós pulamos nos braços do gigante... ao invés de desafiá-lo, nos entregamos a ele...
Mas só desafiar não adianta. É preciso desafiar e também enfrentar o gigante

Foi exatamente o que Davi fez. Nos versos 45 a 47 do texto ele desafia, já nos versos 48 e 49 ele enfrenta o gigante Golias. Não adianta desafiar e fugir! Também não dá pra desafiar e mandar outro enfrentar o gigante no seu lugar. Se você desafiou o gigante, enfrente-o em nome do Senhor.

Mas essa história tem ainda mais uma parte: vencer o gigante! Estamos falando de um processo onde você desafia, enfrenta e vence o gigante. Sozinho você não é capaz. Desafiamos, enfrentamos e vencemos nossos gigantes em Nome do Senhor. 

O seu inimigo, o gigante que você enfrenta faz pouco caso de você. Ele diz: “menino, você não é capaz... você não vai conseguir...” Mas a voz do Senhor nos direciona a ir em frente pois pra Glória dEle o gigante será derrotado.

E lembre-se que o que derrubou o gigante não foi Davi, foi a pedra. Jesus é a nossa rocha, Ele é essa “pedra” que acerta o gigante e o põe no chão.


(Reflexão feita no dia 14 de agosto de 2011 no Culto de jovens da Igr. Batista em Martins Costa com o Tema do mês: "Desafiando Gigantes".)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Memórias pelo chão



Na avenida mais movimentada do bairro

Carros, ônibus, taxi e pessoas, muitas pessoas.
Muitas pessoas, pessoas e taxi, ônibus, carros...
Um movimento sem fim, pra lá e pra cá



O vento sopra



O farol abre e os pedestres apressados atravessam
Lá vai uma senhora, cabelos brancos, toda uma vida com ela
Alguém apressado esbarra na bolsa em seu braço
A bolsa cai, o sinal fecha




O vento sopra


De dentro da bolsa, vários álbuns caem também no chão

Ela tenta segurar, os carros buzinam e começam a passar
Ela fica ali no meio da avenida
Por um momento não sabe mais o que fazer



O vento sopra


As fotos se espalham pelo chão

Umas coloridas, outras em preto e branco
Memórias registradas, momentos eternizados
Uns ficam embaixo das rodas, outros são pisados


O vento sopra



Ela se abaixa no meio da avenida

E sem se importar com os carros
Começa a juntar seu tesouro
Recolhe memórias pelo chão


O vento sopra



Daniel Bastos

Você pode se interessar também: