sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um menino e o sonho de ser palhaço


Todos sorriam... todos... ele arrancava risos de todos.

Tinha um sapato enorme ao qual ele ficava em pé na ponta dele de repente.

Usava uma gravata maluca que se levantava.

Os cabelos eram coloridos, tanto quanto a roupa.

Contava piadas, caía no chão e se erguia de novo.

Minha barriga doía de tanto rir, quase me faltava fôlego.

E eu pensei naquele instante:

Quando crescer, quero ser igual a ele!

Quando crescer vo querer ser um palhaço!

Quero divertir as pessoas, fazer todo mundo sorrir,

Quero deixar todo mundo feliz!

Assim que acabou o espetáculo, não me contive

Saí correndo em direção ao trailler dele.

Tinha muita gente pelo caminho, pessoas na fila da pipoca

Uma moça abraçada com uma rapaz sorriu quando

ele lhe deu um beijo e uma maça do amor.

Um menino segurava nas mãos um balão azul.

Enfim, cheguei e vi a porta encostada.

Resolvi empurra-la e entrei exultante gritando:

Sr. Palhaço! Sr. Palhaço!

Havia uma pessoa reclinada sobre uma mesa.

Ele levantou sua cabeça e vi pelo espelho seu rosto.

Ele ainda usava a roupa maluca toda colorida, mas já não tinha os cabelos coloridos.

Percebi que era bem jovem.

Olhei em seus olhos e fui tomado de assombro...

Estavam vermelhos, marejados, ele estava chorando...

Quando percebeu que fiquei assustado ele se levantou,

Foi até onde eu estava me abraçou e me disse:

“ __ não se assuste criança, sei fazer rir mesmo quando por dentro estou chorando. Vou te contar um segredo: a vida não é feita só de risos, as lagrimas aliviam a dor do coração. Jamais se esqueça disso, pois um dia você vai entender o que estou lhe dizendo agora.”


Daniel Bastos

2 comentários:

  1. Um conto muito semelhante ao que remete o ser humano,o palhaço com seu sorriso simpático transmite uma alegria aos seus expectadores,contudo o sorriso pode ser um desenho de uma máscara que esconde uma tristeza.Como abordado pelo texto,é necessário até mesmo as lágrimas,sim... é."as lagrimas aliviam a dor do coração."(Daniel Bastos) O tempo,as palavras,o mundo,os acontecimentos vão nos ensinando e vamos seguindo em frente.Abraços

    ResponderExcluir

Você pode se interessar também: